O pré-julgamento


Oooii gente linda, vocês estão bem? Estão gostando dos nossos encontrinhos aqui? Se estão te ajudando, não deixe de comentar aqui e compartilhar para que outras pessoas sejam abençoadas também!

Hoje trouxe um assunto que para mim é uma das atitudes mais precipitadas e feias de um ser humano: o julgamento!

Vamos meditar em 1 Samuel capítulo 1

Vou resumir um pouco da história pro post não ficar muito grande, mas não deixe de ler na sua Bíblia depois.

Então vamos lá. A Bíblia relata a história de um homem chamado Elcana que era casado com duas mulheres (naquela época era permitido e dentro da lei). O nome de uma era Penina e da outra Ana. Penina tinha filhos, Ana não. Ana não podia ter filhos, e por essa razão, Penina a provocava, irritava muito ela. E isso deixava Ana angustiada e amargurada. Todos os anos, Elcana subia ao Templo para adorar e sacrificar à Deus. Ele dava uma porção à Penina e a todos os filhos, mas à Ana, ele dava uma parte execelente. Mas mesmo isso, não tirava a dor de injustiça daquela mulher. Um dia Ana, cansada da sua situação, foi ao Templo resolver suas queixas com Deus.

"Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha."
1 Samuel 1.10-11

Ana foi falar com Quem ela sabia que poderia resolver a sua situação de vergonha e dor. E tamanha era sua aflição, que fez um voto com Deus.

"...e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor."
"E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca." Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada. E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho."
1 Samuel 1.9-14


Podemos tirar 2 lições dessa história.

A primeira é: não julgue!

Eli deduziu que Ana estava embriagada. Ele que era um sacerdote do templo do Senhor, um homem que tinha o dever de ajudar e não julgar. Poxa, imagina que situação. Já não bastasse ser humilhada por Pelina, agora ser julgada como bêbada pelo próprio sacerdote.
Amigo(a), não aja como Eli. Nós não sabemos a luta que a outra pessoa está enfretando. Prefira olhar com olhos de misericórdia e não com olhos de julgamento.
Se você viu algo e não tem certeza, pra que deduzir alguma coisa? E ainda que tenha visto, quem de nós poderá garantir que não iremos errar da mesma forma?

Seja uma pessoa que ajuda a outra a chegar mais perto do céu e não que afasta.

Quantas vezes você não deduz dentro de você que a outra pessoa falou mal, te olhou mal, agiu mal... mas aprenda uma coisa, ninguém conhece a verdadeira intenção do coração de ninguém. Talvez sim, a pessoa tenha feito por maldade, mas é nossa obrigação olhar com bons olhos, até porquê, em outra passagem, Jesus diz:

"Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo."
Romanos 2.1

Quando julgamos, por mais certos que estivermos, e por mais errado que a outra pessoa esteja, aos olhos de Deus, estamos sendo mais errantes do que ela.

Sabe aquela pessoa que passou e não te cumprimentou? Talvez ela não está em um dia bom ou até mesmo pode ser míope (assim como eu kkkk)

Sabe aquela pessoa que você viu conversando com outra olhando pra você? Ela poderia estar te elogiando.

E outra coisa, quando você julga o outro, seja lá por qual for o motivo, você está querendo trazer honra a si mesmo.

Quando você está limpando a igreja e observa a outra conversando e você julga dentro de si dizendo que fulano não faz nada. Na verdade é como se estivesse dizendo: eu sirvo melhor à Deus.

Quando você é contando por alguém na igreja por ter mais tempo e observa aquela pessoa que só pode estar poucos dias da semana e julga dentro de si: fulano não se dá na obra de Deus. Na verdade você quer dizer: eu faço mais a obra do que ele.

Quando você fica sabendo de um erro de uma pessoa e diz: fulano não vigiou, por isso caiu. Na verdade, é como se você estivesse dizendo: ainda bem que estou sempre vigiando por isso não erro.

Todos os julgamentos tendem a encontrar defeitos no outro e esconder os seus. Novamente, não julgue.


A segunda é: como agir quando se é julgado

"Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora."
1 Samuel 1.16

Está sendo julgado(a)? Dizem coisas ao seu respeito que não é verdade? Os julgamentos vem de pessoas que deveriam te ajudar?

Faça como Ana que não se importou com as opiniões alheias. Ela sabia da sua intenção e a Quem queria agradar.

Talvez, se Ana estivesse ali preocupada em agradar ao homem, não teria sido tão sincera em sua oração. Mas ela estava preocupada em resolver a sua situação, por isso não se importou.

Ana não sujou seus olhos e nem seu coração. Ela poderia ter pensado e falado: -"Poxa, estou aqui angustiada, venho na casa de Deus para sacrificar e resolver minha situação e o sacerdote vem dizer que estou embriagada? Me poupe né. Tanta coisa pra ele fazer e ele vem me chamar de bêbada."

Mas não, Ana não julgou. Por mais que Eli estivesse errado, Ana manteve sua paz. Ela sabia para Quem estava fazendo. E meu amigo(a), quando você faz para agradar à Deus e não à homens, ah Ele faz questão de te honrar. Você pode ser o menos contado, o menos usado, o mais errado aos olhos dos homens, Deus te justifica. Assim como Ele justificou a Ana, que teve o filho do voto Samuel, tal esse que foi um dos profetas mais usados por Deus.

Então mantenha seu olhos fitos nEle. Podem todos errarem com você, mas Ele nunca erra. Podem todos te julgarem, mas Quem realmente tem poder pra te julgar, conhece a intenção do seu coração e vai honrar sua sinceridade.

Um mega abraço e pratiquem essa Fé ❤️

Comentários

Postar um comentário